Alguns motivos Sérios para não beber água engarrafada

água-engarrafada-perigos

O rótulo da água engarrafada pode mostrar picos com altas montanhas para simbolizar a mais pura fonte natural intacta, sem qualquer sinal da presença humana. Mas isso não significa que o interior líquido da garrafa é intocada e pura. 

Em grande parte das garrafas de plástico, como em latas, um componente comum é bisfenol A (ou ABP). De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única exposição ao BPA pode ter um impacto direto na saúde.

Hipertensão

Os cientistas tem testado e confirmado por um bom tempo que o bisfenol A é capaz de penetrar o conteúdo dos recipientes. Especialistas do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Nacional de Seul (Coréia do Sul) publicou recentemente um artigo no jornal 'Hipertensão' pela American Heart Association, onde eles analisaram seus efeitos sobre os seres humanos. Revela-se dentro de duas horas após a ingestão de um recipiente contendo BPA, o nível da substância na urina aumenta cerca de 16 vezes.

A simples ingestão de dois recipientes, contendo um líquido com BPA causa aumento agudo na pressão sanguínea sistólica em 4,5 mmHg. Este efeito é devido à substância de bloquear receptores de estrogênio responsáveis pela reparação dos vasos sanguíneos e pára hormônio da tireóide.

Desordens cardiovasculares

Cada aumento de 20 mm de pressão arterial sistólica duplica o risco de doença cardiovascular, os cientistas dos EUA estimam um outro estudo. Nesta base, o consumo diário de água em garrafas de plástico pode servir como um gatilho.

Risco para o bebê durante a gravidez

A Agência Francesa de Segurança Alimentar (ANSES), em 2013 emitiu um aviso especial para mulheres grávidas, instruindo-os da exposição ao BPA. "Ela representa um risco para as glândulas mamárias do nascituro", a agência alertou em um relatório que encerrava uma investigação de três anos.

Obesidade e diabetes

De acordo com especialistas da Universidade Católica da Austrália, a exposição crônica ao bisfenol-A também causa câncer, diabetes, doenças do sistema reprodutivo, sistema nervoso central e da tiróide, bem como a obesidade

Ou pelo menos ele faz em animais. Por agora, a comunidade científica não leva a tais conclusões como provado, mas os ativistas 'anti' de plástico convidam os consumidores a não serem auto-cobaias com sua própria saúde.

Intoxicação

Deixando de lado a questão do BPA, há ainda outros riscos. 25% da água engarrafada vendida em os EUA em pacote vem diretamente da torneira, de acordo com os ecologistas que argumentam. Pode conter ftalatos, mofo, benzeno, trihalometanos e inclusive arsênico. Não existem dados confiáveis disponíveis para outros países, mas é muito pouco provável que em algum lugar no mundo, a situação seja melhor.

Fonte: El Agua y La Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog