A Kabbalah (Cabala)

Kabbalah

(arvore da vida cabalística)

O que é Kabbalah ou Cabala

Parte I

A Kabbalah ou (Cabala) é baseada nos ensinamento do Livro do Zohar, escrito  há cerca de 2000 anos. Este livro é uma interpretação do manuscrito cabalístico mais antigo, chamado Livro da Formatação, de autoria do cabalístico do patriarca bíblico Abraão, que foi o primeiro cabalista. 

Ele compreendeu que o mundo inteiro está interligado com uma rede, e que os eventos de um lado do planeta afetam a vida das pessoas do outro lado. A Cabala ensina que não existem coincidências. O universo é regido por leis espirituais precisas, de causa e efeito, ação e reação. Tudo o que acontece em nossas vidas foi causado por acontecimentos anteriores- seja nesta vida ou em vidas passadas.

A Sabedoria Universal

Embora tenha uma origem judaica, a Cabala é uma sabedoria universal, e qualquer pessoa pode estudar o Zohar e aplicar seus ensinamentos no dia a dia. Todos os seres humanos querem ter uma vida plena, com felicidade, saúde, bons relacionamentos e paz de espírito. É exatamente isto que a Cabala nos ajuda a receber. 

Para isto, ensina a Cabala temos que estar sempre numa consciência positiva e de compartilhar. “Receber para compartilhar”, este é um dos lemas principais do Zohar. Só dando podemos criar uma afinidade com a Força da Luz do Criador e receber suas dádivas.

arvore-da-vida-cabala

Segundo o Zohar, o Criador é uma força infinita de compartilhar o bem. Os cabalistas chamam esta força de “Luz “. Assim como a luz do sol ou a luz física, esta Luz metafísica e espiritual que emana do Criador tem a característica de se expandir e compartilhar infinitamente

A humanidade e todos o universo surgiram como o receptor cria-o para que a Luz pudesse manifestar sua essência de compartilhar o bem. Em outras palavras, fomos criados para receber o bem infinito, para sentir prazer e para proporcionar ao Criador a satisfação de compartilhar conosco.

O Pão da Vergonha

Sendo assim, como pode existir o mal, a dor e o sofrimento? A resposta está naquilo que os cabalistas chamam de “Pão da Vergonha” é o sentimento percebido por uma pessoa que recebe algo bom sem ter feito nada para merecer. É um embaraço que o receptor sente e que o impede de encara o seu benfeitor. Foi isto que nós, o receptor criado para receber a Luz infinita, Sentimos antes do Big Bang.

Fomos criados para receber plenitude, mas não tinhamos feito nada para merecer este bem. Sentimos o “Pão da Vergonha”, e então falamos para o Criador que nossa satisfação só seria completa se pudéssemos ser a causa dela, e não um mero efeito. A Luz então se restringiu, e o nosso mundo físico foi criado. Como descreve a Ciência, e a antiga Cabala concorda, ocorreu o Big Bang. O universo é o espaço que precisamos para expressar o nosso livre arbítrio e ser a causa de nossa própria plenitude.

Cabala

PARTE II

A Cabala nos dá o entendimento e as ferramentas para  trazer esta Luz para nossa vida. Gradualmente, o  estudante  de Cabala se eleva para níveis mais altos de consciência, o que traz, paulatinamente, mais Luz para sua vida

O objetivo da Cabala é melhorar a vida das pessoas. Uma analogia feita pelo cabalista Rav Berg, diretor mundial do Centro de Cabala e o principal cabalista de nossos tempos, compara o uso da Cabala com o que acontece quando ascendemos a luz num quarto escuro. Assim que acionamos o interruptor, imediatamente a escuridão desaparece. A escuridão é como o caos e os problemas que cada pessoa enfrenta. O Zohar e a Cabala são o interruptor que, quando acionado , traz Luz Espiritual e iluminação para a vida.

Cabala - Luz Espiritual

Durante milênios, o Zohar foi considerado um livro místico. Sobre isto, diz o livro “O poder da Cabala” de Rabi Yehuda Berg:

“Em retrospecto, o motivo é óbvio. O Zohar expõe ideias e conceitos que estavam séculos à frente de seu tempo. Numa época em que a  ciência determinava que o mundo era plano, o Zohar descreve nosso planeta como sendo esférico, com pessoas vivendo o dia e a noite em zonas do tempo diferente. O Zohar descreve o momento da criação como a explosão de um Big Bang.

a-cabala-criação

Na nossa época, no entanto, aquilo que poderia ser considerado misticismo ou ficção científica já se tornou realidade. Os avanços da ciência e da tecnologia, a relatividade de Einstein, a física quântica, a biologia celular, a genética, a internet e os incríveis progressos na área de telecomunicações facilitaram a compreensão e a divulgação de conceitos espirituais que antigamente eram restrito a um pequeno grupo de sábios

Hoje, todos podem aprender e entender os ensinamentos da Cabala

A Cabala nos dá o conhecimento e as ferramentas para atingir a tão sonhada felicidade, e até mesmo a imortalidade. Só depende de nós estarmos abertos.

No Zohar, o Criador diz:”Abra para mim uma pequena abertura do tamanho do buraco de uma agulha e Eu abrirei para você os portões celestiais”. O Criador quer nos dar tudo. Só temos que nos abrir para receber. Podemos embarcar agora na mais fascinante jornada da história humana, uma viagem de autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento que nos possibilita atingir plenitude e felicidade.

Fonte: www.eifo.com.br


Postagens Relacionadas:

A História da Cabala e do Zohar

A Opinião de um Judeu sobre Inferno e Reencarnação

A Reencarnação no Judaísmo pela Cabala e o Zohar

A Reencarnação no Judaísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog