A Tempestade Solar que Atingiu a Terra no Sábado

Tempestade Solar Atingiu Terra

Não é esperado maiores transtornos nas redes elétricas e nos sistemas de comunicação

13/07/2012 18:05

Imagem cedida pela Nasa mostra labareda no centro do Sol entrando em erupção nesta quinta-feira.

Uma tempestade solar se aproximou da Terra neste fim de semana, mas cientistas afirmam que ela não causaria problemas ao planeta.

A rajada de partículas solares chegou à Terra na manhã do sábado (14) e atingiu o campo magnético da Terra. O serviço de previsão de clima espacial americano afirmava que seria um evento de menor magnitude e não é esperado maiores transtornos nas redes elétricas e nos sistemas de comunicação.

A tempestade solar teve início na quinta-feira (12), quando o Sol liberou labaredas que partiram em direção à Terra em 4,8 milhões de km/h.

Embora as tempestades solares causem preocupação pelo fato de poderem criar problemas em redes elétricas e sistemas de comunicação e voos interpolares, há também um lado bom: elas tendem a intensificar o espetáculo de cores e luzes da aurora dos Polos Norte e Sul. Cientistas dizem que o colorido da aurora no Polo Norte pode ser visualizado neste sábado até a fronteira entre o Canadá e Estados Unidos assim como no Norte da Europa.

As tempestades geomagnéticas e de radiação são cada vez mais frequentes à medida que o Sol evolui de seu período de mínima a máxima atividade nos próximos anos, mas os possíveis danos são apenas materiais -- não há risco para a saúde humana.

Comentário Aquarius:

- É eles sempre são tão otimistas né ?

Fonte: http://www.tribunahoje.com


Postagens Relacionadas:

EUA: Autoridades se Preparam para Grande Tempestade Solar

2012 – O Sol e Suas Influências

2012 e o ano em que tudo pode parar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica-se aos leitores cientes de que algumas postagens, principalmente do Administrador, Valter J.Amorim, estão sujeitas á alterações ou atualizações, de informações !

Visitas globais

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog